quinta-feira, 9 de março de 2017

Resenha do Livro (O negócio do Século XXI) de Robert Kiyousaki



O Negócio do Século XXI é um livro para empreendedores interessados em conhecer o novo mundo do empreendedorismo do século. Livro de Robert Kiyosaki lançado no Brasil em 2012, que fala exclusivamente do marketing de relacionamento, marketing de rede, marketing multinível. Para pessoas que gostam de ajudar pessoas.

No meu caso já li e reli este livro 2 vezes. E o principal motivo dessas releituras são sempre, não somente entender os negócios da vida, mas sim compreender a mensagem principal do livro. Compreender é muito mais profundo que apenas entender. Ao final da segunda vez que li este livro compreendi que “O Negócio do Século XXI” é muito mais do que apenas dinheiro, é marketing de relacionamento, é conhecer pessoas novas e viver mais feliz. Afinal, ninguém vive sozinho(a).


O autor desse livro é Robert Kiyosaki (http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Kiyosaki) – Conhecido no Brasil principalmente pelo livro “Pai Rico, Pai Pobre“.

Especialista em finanças, educador financeiro, investidor de sucesso e autor de vários “Best sellers“, Robert Kiyosaki, está prestes a lhe dar a informação que precisas para um plano realista e eficaz. Para construir a aumentar sua riqueza.

A história de “pai rico e pai pobre” é uma história verdadeira de dois pais diferentes. Com dois tipos de valores e conceitos completamente diferentes. Portanto, não é minha intenção insultar ninguém, ou ir contra seus valores. Mas realmente essa é minha opinião: buscar novas alternativas de investimentos e crer que há um novo modelo de negócio no mercado brasileiro.

Por exemplo: o “pai pobre” de Kiyosaki sempre dizia para ele ir para escola tirar boas notas, consiga um emprego com salário alto, trabalhe duro, não gaste mais do que tem, economize dinheiro, ter um bom plano de aposentadoria, etc etc etc… Já seu “pai rico” dizia: Muitas poucas pessoas tem uma aposentadoria tranquila dessa maneira. Ou seja, “construa um negócio próprio”.

Robert Kiyosaki aborda nesse livro principalmente um tipo de investimento expecífico, o marketing de rede, também conhecido como: marketing multinível, marketing de relacionamento, networking marketing ou ainda franquia pessoal. Apesar que alguns chamam “o negócio do século xxi” de uma estratégia de marketing. Simples assim!

Independente do nome que se queira chamar, o objetivo é o mesmo, criar uma rede e com isso obter renda residual.

O autor indica esse tipo de investimento principalmente para quem não tem um grande volume de dinheiro para iniciar um negócio próprio. Isso porque em geral o investimento inicial é muito baixo e a possibilidade de retorno muito alta.

Na página 71 Robert disse: “A propósito, a verdade sobre as franchising, é que, como proprietário de uma franquia, você é parte de uma rede – mas não possui a rede, você é dono apenas do seu negócio em particular. Como proprietário de um marketing de rede, por outro lado, você não só constrói a rede, como também tem a própria rede. Isso lhe dá uma tremenda alavancagem financeira. Você ganha por toda sua rede que você construiu.

Kiyosaki acredita tanto nesse nicho de mercado que  chega a alegar que se ele perdesse toda sua fortuna hoje, começaria do zero focando no marketing multinível. Aconselha ainda seus leitores para que tenham muito cuidado na hora da escolha da empresa com quem vai trabalhar.

Sabemos, que hoje em dia, há diversas empresas na internet oferecendo ganhos rápidos e fáceis. Inclusive apenas colando e copiando anúncios. Outro dia recebi um e-mail (Spam) de alguém oferecendo um “trabalho” na internet de “leitor de e-mail”. Era algo mais ou menos assim: “Ganhe dinheiro lendo e-mails”…#issoÉmesmoSério-kkkkk

O que Kiyosaki sugere não tem nada haver com ganhar dinheiro fácil, mas sim em criar uma rede de consumidores através de seus relacionamentos com amigos, familiares e conhecidos. Um negócio que já existe desde 1903 e foi regularizado em 1930 no EUA e apenas em 1969 foi reconhecido como profissão no Brasil. Nota-se que ainda é muito novo no Brasil.

Assim como em qualquer ramo, existem as boas e más companhias. Na página 109, o autor da obra, cita alguns critérios que deveriam ser analisados antes da decisão de escolher com que empresa trabalhar no marketing de rede.

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